07.04.2017 - Conferência: "Michel Foucault, herdeiro da Teoria Crítica?"

Conferência: "Michel Foucault, herdeiro da Teoria Crítica?"
Prof. Dr. Ernani Pinheiro Chaves (UFPA)

Dia 07 de abril de 2017. às 15h
Sala 08 do Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais

05 a 07.10.2016 - I Encontro de Teoria Crítica e Filosofia Política da USP

O evento será realizado de 05 a 07 de outubro, na USP.

Sala 8 - Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária, São Paulo - SP
Página no facebook: http://www.facebook.com/tcfp.usp

22 e 23.09.2016 - Colóquio Internacional Max Horkheimer e a Teoria Crítica - na USP

O colóquio será realizado em 22 e 23 de setembro de 2016, no Conjunto didático da filosofia e ciências sociais - FFLCH-USP, sala 14.

Para mais informações e programação completa:

19 e 20.09.2016 Minicurso "Le nihilisme de Jacobi et le idéalisme de Fichte" na UFSCar

Nos dias 19 e 20 de setembro de 2016, às 14h, o Prof. Ives Radrizzani (LMU München) apresentará o Minicurso "Le nihilisme de Jacobi et le idéalisme de Fichte" na Universidade Federal de São Carlos.

Amy Allen no Brasil

Em março, a filósofa americana Amy Allen estará no Brasil e participará de dois eventos.

07.03.2016: III Colóquio de Pesquisa e Ações em Direitos Humanos na UFABC

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, haverá na UFABC, organizado pelo Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade, o III Colóquio de Pesquisa e Ações em Direitos Humanos, tendo por tema, desta vez, "Intolerância e Questões de Gênero".

15.12.2015: Palestra "O tribunal da razão: um estudo sobre as metáforas jurídicas na Crítica da Razão Pura", com Diego Kosbiau

Diego Kosbiau é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo.

A ser realizada na terça-feira,15 de dezembro, às 17h, na Universidade Federal do ABC, Bloco Delta, Sala A-021

07.12.2015: debate sobre o Qualis Capes da área de Filosofia - na USP

com
Vinicius Berlendis de Figueiredo (UFPR)
Coordenador-Adjunto da Área de Filosofia/Teologia da CAPES
Marcelo Carvalho (UNIFESP)
Presidente da ANPOF
Debatedor: Fernando Costa Mattos (UFABC)
Membro da Comissão Editorial dos Cadernos de Filosofia Alemã

27.10.2015: Conferência do Prof. Dr. Jean-François Kervégan na USP

Conferência: La phénoménologie de l´Esprit est-elle la fondation ultime du système Hégélien?
Prof. Dr. Jean-François Kervégan
(Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne)

9 a 13 de novembro de 2015: Colóquio Rousseau

Diversas são as obras de Rousseau que despertam o interesse de filósofos, cientistas políticos, teóricos do direito e da educação. Especialmente a obras ditas políticas são acolhidas não apenas pela beleza literária de sua densa exposição teórica, mas igualmente pela atualidade de seus temas, como soberania popular, democracia radical, autonomia, direitos do homem.

Divulgar conteúdo