07.03.2016: III Colóquio de Pesquisa e Ações em Direitos Humanos na UFABC

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, haverá na UFABC, organizado pelo Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade, o III Colóquio de Pesquisa e Ações em Direitos Humanos, tendo por tema, desta vez, "Intolerância e Questões de Gênero".

Além de marcar uma parceria oficial entre a UFABC e o CEBRAP, o colóquio terá a participação de pesquisadores e ativistas envolvidos com questões de gênero.

A palestra de abertura, de José Rodrigo Rodrigues, tratará de aspectos jurídicos na literatura feminista, em particular a Lei Maria da Penha. 
Na primeira mesa da tarde, as pesquisadoras Mariana Valente e Natália Néris, do Núcleo Direito e Democracia, falarão sobre sua pesquisa a respeito do tema, extremamente atual, "Direitos sexuais e a internet", e o Prof. David Morales, juntamente com a pós-graduanda Juliana Fabron, falarão sobre a criação do Observatório de Diversidade LGBT da UFABC, importante iniciativa que nasceu da necessidade de combater o preconceito e as manifestações de intolerância no interior da universidade. Na última mesa, a pesquisadora Nathalie Bressiani, também do NDD-CEBRAP e especialista em Filosofia Feminista, falará sobre os Direitos Humanos desde a perspectiva das questões de gênero, e a Profa. Gisele Salgado, da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC), falará sobre "a identidade e o corpo da mulher como locus de Direitos Humanos"
.

Cartaz do evento